Acre integra painel do BNDES sobre concessões florestais na COP30

O governo do Acre, por meio da Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Sema), participou neste sábado, 15, do painel “Concessões Florestais: novos modelos para conservação, manejo sustentável e restauração ecológica da Amazônia”, realizado no pavilhão do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), na Zona Verde da COP30, em Belém (PA).

O encontro reuniu gestores públicos, instituições financeiras, representantes da sociedade civil e do setor privado para debater novas abordagens de concessões florestais voltadas à conservação, ao uso sustentável dos recursos naturais e ao fortalecimento econômico dos territórios amazônicos.

Acre integra painel do BNDES sobre concessões florestais na COP30. Foto: Uêslei Araújo/Sema

O painel destacou os avanços e inovações dos projetos de concessão florestal estruturados pelo BNDES e pelo Serviço Florestal Brasileiro (SFB), evidenciando como esse modelo de gestão tem contribuído para ampliar a conservação, promover a inclusão socioprodutiva e impulsionar o desenvolvimento regional.

O Acre foi representado pelo secretário do Meio Ambiente, Leonardo Carvalho, que reforçou que as concessões florestais têm sido tratadas como uma ação estratégica e complementar aos esforços do Estado para reduzir emissões e fortalecer a economia de base florestal.

Painel destacou os avanços e inovações dos projetos de concessão florestal estruturados pelo BNDES e pelo SFB. Foto: Uêslei Araújo/Sema

O gestor relembrou que o Acre registra o terceiro ano consecutivo de queda expressiva no desmatamento, resultado das políticas estruturadas pelo Plano de Prevenção e Controle do Desmatamento e Queimadas (PPCDQ), alinhado ao Plano Nacional de Prevenção e Controle do Desmatamento da Amazônia (PPCDAm).

Com os avanços no enfrentamento do desmatamento ilegal, Carvalho destacou que o Acre está pronto para ampliar as parcerias junto ao governo federal e o BNDS na agenda de concessões florestais, ampliando o manejo sustentável, fortalecendo iniciativas de restauração e abrindo ainda mais oportunidades de geração de renda para as comunidades locais.

Secretário Leonardo Carvalho destacou que o Acre está pronto para ampliar as parcerias junto ao governo federal e o BNDS na agenda de concessões florestais. Foto: Uêslei Araújo/Sema

“Estamos muito empolgados em fortalecer a parceria com o BNDES e com outros parceiros estratégicos, como o Serviço Florestal Brasileiro e o Ministério do Meio Ambiente. Nossa expectativa é que, no próximo ano, possamos apresentar boas experiências em concessões florestais e também abrir novas oportunidades na área de restauração”, afirmou.

O painel também contou com a participação da secretária de Meio Ambiente do Amapá, Tarsila Rambo; da especialista sênior do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), Carolina Lembo; do secretário de Meio Ambiente de Rondônia, Ednaldo Caminha; do secretário de Meio Ambiente do Amazonas, Eduardo Costa Taveira; do diretor da Sema do Pará, Marco Antônio Ribeiro de Menezes Lago; do presidente do Idelor-Bio, Maurício Pires; do diretor do Serviço Florestal Brasileiro (SFB), Renato Rosenberg; e do diretor do BNDES, Nelson Barbosa.

Share Article:

Considered an invitation do introduced sufficient understood instrument it. Of decisively friendship in as collecting at. No affixed be husband ye females brother garrets proceed. Least child who seven happy yet balls young. Discovery sweetness principle discourse shameless bed one excellent. Sentiments of surrounded friendship dispatched connection is he. Me or produce besides hastily up as pleased. 

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Lillian Morgan

Diretora e Redatora parceira do Portal Agronegócios do Acre..

Curta no Instagram

Dream Life in Paris

Questions explained agreeable preferred strangers too him her son. Set put shyness offices his females him distant.

Junte-se à família

Inscreva-se em nossa newsletter

Sua inscrição foi realizada com sucesso! Ops! Algo deu errado, tente novamente.
Edit Template

Sobre

Agronegócios do Acre e um Portal de Noticias do Agronegócio mas também aborda diversos temas do cotidiano 

© 2025 Agronegócios do Acre /  contato@agronegocios.com.br